default_mobilelogo

Rede de monitoramento

Superficial

É o conjunto de estações hidroclimatológicas devidamente identificadas e distribuídas ao longo da bacia hidrográfica.

As estações hidroclimatológicas são usadas para a medição da precipitação numa dada região, níveis de água e escoamentos nos rios, lagos e albufeiras.

A ARA-Norte possui uma rede composta por um total de 205 estações hidroclimatológicas, sendo 89 hidrométricas e 116 pluviométricas. Destas estão em funcionamento regular setenta e três (73) estações, sendo vinte e oito (28) hidrométricas e quarenta e cinco (45) pluviométricas.

Tabela: Grau funcionalidade de estacões hidrocliomatológicas da ARA-Norte

 

Pluviométrica

Hidrométricas

 

Unidade de Gestão Bacia

UGBR

UGBMM

UGBR

UGBMM

Total

 

Operacionais

16

29

16

12

73

 

Inoperacionais

24

47

35

26

132

 


Subterrânea

Na área sob jurisdição da ARA-Norte existe muitos furos entre os de abastecimento de água e os de observação, mas somente dois furos de observação (piezométricos) é que são propriedade da ARA-Norte.

Os piezómetros são furos de observação de aquíferos, geralmente com diâmetro inferior aos furos de captação de água. Trata-se de furos que servem para monitoração de níveis da água nos aquíferos, avaliar a sua pressão hidrostática e níveis de contaminação dos aquíferos, bem como permitir a colheita de uma amostra de água para posterior análise.

A ARA-Norte possui dois furos piezométricos, um localizado no campo de furos de Metuge, cuja sua construção foi financiada pelo Projecto PATCO-ARA-Norte e o outro no campo de furos de Chuiba e que a sua construção foi financiada pelo Governo moçambicano.

Redes Sociais